Receita de Estrogonofe de Jaca
Experimente versão mais leve, nutritiva e ecológica do tradicional prato
Por Catarina Goldani
Sem causar qualquer impacto ao meio ambiente, os ingredientes e processos que compõem esta adaptação do estrogonofe tradicional tornam a receita leve, saborosa, nutritiva e, acima de tudo, ecológica. São eles: fibra de jaca verde, cogumelos in natura, creme de tofu orgânico e molho de tomate caseiro e orgânico.
Para os que, em um primeiro momento, se assustaram com o componente principal dessa versão, podem ficar tranquilos. A jaca verde cozida na pressão acaba se tornando isenta de sabor e odor. Sua fibra traz a textura igual a de frango desfiado e incorpora bem qualquer tempero desejado.
Outro diferencial é o valor nutricional. Tanto o tofu (rico em proteína, ferro e fósforo) quanto os cogumelos são ótimas fontes de proteína, antioxidantes, antimicrobianos e regulam a ação intestinal. Além disso, ambos possuem baixo valor calórico.
Opte pelo Orgânico
Na hora de escolher os alimentos, prefira os orgânicos. Principalmente, o tomate e a soja (tofu). Eles costumam estar no topo da lista de contaminação por agrotóxicos.
Estrogonofe de Jaca
Ingredientes do estrogonofe de jaca
Para a carne de jaca:
- 1 jaca verde pequena (tipo dura);
- água suficiente para cobrir.
Para o molho
- 2 xícaras de tofu orgânico;
- 2 xícaras de cogumelos paris fatiados;
- 1 xícara de molho de tomate orgânico;
- 2 dentes de alho;
- 1/2 cebola picada;
- sal.
Modo de preparo
Lave bem a jaca e corte-a em seis pedaços, com casca e tudo. Coloque-os em uma panela de pressão, cubra-os com água e deixe cozinhar durante 20 minutos (encha a panela até no máximo até metade de sua capacidade). Depois, espere esfriar e desfie a carne com um garfo desprezando a casca e o miolo.
Refogue a carne de jaca no alho e na cebola, e adicione o molho e os cogumelos. Em um liquidificador, bata o tofu e o azeite até que vire um creme. Misture bem todos os ingredientes e sirva. De acordo com a preferência, a consistência pode ser ajustada com adição de água morna.
Agora que você já sabe fazer essa receita de estrogonofe de jaca, que tal aprender a fazer kombucha? Confira neste artigo especial.
Nutricionista vegetariana especializada em Fitoterapia Clínica pela UFRJ e educadora de Alimentação Viva pelo projeto Terrapia na Fiocruz.
Saiba mais sobre mim