2025

Pesquisar
Loading...

Como usar a Lua para dormir melhor

Aprender a usar a Lua para dormir melhor pode ser uma poderosa estratégia para quem tem insônia ou dificuldade para desacelerar

Atualizado em

Muitas pessoas sofrem de insônia, seja por ansiedade, estresse, ou simplesmente por não conseguirem desacelerar no final do dia. Aprender a usar a Lua para dormir melhor pode ser uma poderosa estratégia.

A prática que envolve a observação das fases lunares e a adaptação de sua rotina conforme as mudanças energéticas que cada fase traz. Aqui estão as dicas que você pode seguir.

🌗Não se esqueça de salvar o Calendário Lunar 2025 para acompanhar as fases da Lua e aplicar as dicas no seu dia a dia.

A relação entre a Lua e o nosso sono

A Lua, com seus ciclos de crescer e minguar, sempre fascinou a humanidade e se tornou um símbolo de nascimento, crescimento, morte e renovação em todas as formas de vida. 

O ritmo lunar representa a criação (na Lua Nova) e o crescimento até chegar à Lua Cheia (transbordamento). Essas transformações da Lua refletem as flutuações de crescimento e declínio que a gente também vive no corpo e na mente. 

Portanto, cada fase pode de agir de forma específica as emoções e a energia das pessoas. Nesse sentido, também podem piorar ou melhorar o sono.

🌗Entenda aqui a relação das fases da Lua com o sono

Como a Lua age sobre o sono

Cada fase da Lua está associada a diferentes objetivos e intenções. De modo geral, as melhores e piores fases da Lua para o sono são:

  • Melhores fases para o sono: Lua Nova e Minguante, porque são as fases mais introspectivas, nas quais os ânimos podem estar mais voltados para necessidades internas.
  • Piores fases para dormir: Lua crescente e Cheia, normalmente revelam humores mais exaltados, que podem estar associados à ansiedade e ao desejo por maior extroversão e trocas, dificultando o sono.

No entanto, cada um de nós experimenta as fases da Lua de maneira singular, devido aos trânsitos lunares pessoais. Isso porque, na medida que a Lua vai se movimentando no Céu, ela age sobre pontos específicos do nosso Mapa Astral.

Essa “interação” entre a Lua no Céu e a Lua no nosso Mapa chamamos de trânsitos lunares pessoais. A forma mais fácil e gratuita de ver os seus é pelo Horóscopo Personalizado, que mostra por qual Casa do seu Mapa a Lua está passando e o que isso significa.

Essa análise personalizada e detalhada auxilia a investigar quais são os aprendizados e possíveis recomendações para cada período com muito mais profundidade.

Como usar a Lua para dormir melhor

1. Observe a fase da Lua

A primeira etapa é identificar em qual fase a Lua está (nova, crescente, cheia ou minguante). Cada fase lunar reflete diferentes níveis de energia e emoções, que podem impactar diretamente o seu descanso.

Dica: veja o início e o signo das Fases da Lua:

2. Acompanhe os aspectos da Lua em trânsito

Verifique se a Lua em trânsito está fazendo aspectos conflitantes (como oposições ou quadraturas) com seus planetas pessoais (Sol, Lua, ascendente, Marte, Vênus). 

Esses aspectos tendem a trazer influências desafiadoras, como conflitos internos e desequilíbrio emocional, o que pode interferir no seu sono.

Dica: Utilize esses momentos para introspecção, revisão interna e práticas relaxantes antes de dormir, como meditação ou respiração profunda.

3. Fique atento aos aspectos harmoniosos da Lua

Quando a Lua em trânsito faz trígonos, sextis ou conjunções com seus planetas pessoais, pode haver uma intensificação das emoções. Isso pode resultar em momentos de euforia, ansiedade ou uma maior vontade de se relacionar.

Dica: Nesses períodos, procure evitar estímulos excessivos antes de dormir, como telas ou conversas intensas. Prefira atividades calmantes, como ler um livro leve ou praticar ioga.

4. Considere os signos e as casas astrológicas

Para uma análise mais profunda, é importante observar em quais signos e casas astrológicas a Lua está transitando. Isso ajuda a identificar qual área da sua vida está sendo mais impactada, oferecendo insights sobre como ajustar sua rotina de sono.

Dica: Alinhe suas atividades e cuidados pessoais com as áreas da vida destacadas pelo trânsito lunar, o que pode promover um sono mais equilibrado.

Conecte-se com o poder da Lua

A observação dos ciclos lunares e a sua relação com a vida humana vem sendo objeto de estudo desde a antiguidade e cada vez mais a sua correlação também vem sendo comprovada pela ciência. 

Assim como os demais seres e elementos da natureza, o ser humano também recebe influências vitais dos corpos celestes.

Entender o ciclo não é alterar sintomas ou mudar o processo, mas aceitar as emoções e estado de consciência, acolhendo todas as fases para ter uma vida mais equilibrada e estar presente no aqui e agora. 

Portanto, a conexão com o restante do cosmos nos permite trazer novos ritmos, mais reflexão e autocuidado para nossa rotina, saindo do modo automático.

Experimente:

  • Lua Nova: plantar uma nova semente e prestar mais atenção na rotina do sono. 
  • Lua Crescente: conectar aos exercícios físicos como forma de gastar energia e trazer mais relaxamento para o período de sono. 
  • Lua Cheia: reduzir o excesso de telas e prestar atenção na alimentação que antecede o sono. 
  • Lua Minguante: recarregar as baterias e descansar para o próximo ciclo.

Astrologia como um guia para os seus dias

Para além de compreender os ciclos da lua, a sabedoria astrológica também nos permite trazer reflexões pessoais muito profundas e precisas. 

Por meio da análise de trânsitos do Horóscopo Personalizado é possível trazer evidência à área da vida e ao assunto que mais precisamos colocar foco. 

Essa consciência, sem dúvida, impacta na qualidade das relações e no equilíbrio emocional. Afinal, a partir de um entendimento prévio das situações que podem surgir, podemos nos antecipar e, portanto, agir de forma muito mais intencional e menos inconsciente.

Além disso, essa compreensão também nos permite conduzir nossas rotinas de maneira mais eficiente, orientando atividades alinhadas com cada fase lunar e aspecto astrológico para otimizar nossas práticas diárias, alinhar o descanso e bem-estar com os ciclos naturais. 

Dessa forma, ao integrar o conhecimento astrológico em nossa rotina, não apenas promovemos um sono mais reparador, mas também potencializamos nosso equilíbrio emocional e físico, tornando-nos mais receptivos às oportunidades que a vida nos apresenta.

Maísa Farina Colla

Maísa Farina Colla

Astróloga e Instrutora de Yoga. Atualmente desenvolvendo um projeto que une esses dois saberes milenares com o objetivo de criar uma proposta voltada para as necessidades individuais que cada um manifesta através do seu mapa natal.

Saiba mais sobre mim