2025

Pesquisar
Loading...

Ideias de roupas para Ano Novo

Escolha as melhores roupas para Ano Novo de acordo com a cor que mais combina com seus objetivos e com seu número para 2024

Atualizado em

Dezembro está aí e a procura por roupas para Ano Novo também. Normal, né? A ideia é lançar mão de tradições e simpatias para atrair coisas boas para os próximos 12 meses.

Para muitas pessoas, a virada de ano é uma oportunidade de refletir e planejar o que vem pela frente. Por isso, esses rituais se tornam tão importantes.

E a roupa tem um papel especial nessa hora. É bom lembrar, no entanto, que roupa é contexto. Logo, precisa estar adequada a um ambiente, a uma ocasião e a uma intenção.

Para ajudar você, vamos contar um pouco sobre as tradições das roupas para Ano Novo e dar algumas dicas para entrar este ano com tudo! Aproveite e veja aqui o seu número regente de 2024, com as tendências para a sua vida, e também as previsões para o seu signo em 2024.

As cores nas roupas para Ano Novo

De todos os rituais brasileiros de passagem de ano, usar roupa branca é o mais comum. Pode-se afirmar que é quase uma unanimidade, principalmente, em festas à beira-mar.

No mundo todo, branco é conhecido como a cor da paz. Mas a tradição surgiu mesmo por influência das religiões afro-brasileiras. Fiéis da umbanda e do candomblé, por exemplo, utilizam roupas brancas em homenagem a Iemanjá, mãe de todos os orixás. 

Apesar disso, há quem prefira variar as cores. O motivo é materializar os desejos para um novo ano através da energia de cada cor.

Assim, a escolha da cor das roupas para Ano Novo nos ajuda a enviar a mensagem correta ao universo do que estamos buscando. Aproveite e veja aqui o significado das cores do Ano Novo.

A importância do ambiente

Depois de escolher a cor da roupa, é hora de pensar no estilo. Nesse momento, é preciso avaliar a formalidade do ambiente em que você vai estar. Seguindo esse raciocínio, fica mais fácil escolher as peças mais adequadas. 

Lembre-se também de que, nem sempre, a roupa sozinha “faz verão”. Você pode acrescentar acessórios para trazer mais destaque, modernidade, criatividade ou mesmo um ponto de cor para o seu look.

Para as pessoas que possuem um estilo casual e prezam pelo conforto, a dica é apostar em tecidos naturais. Isso vale mesmo para quem vai passar a virada em algum lugar de clima mais quente. As fibras naturais, como algodão, linho e seda, são mais frescas e facilitam a transpiração do corpo. 

O ponto negativo é que amassam com mais facilidade também. Aí vale investir numa pantalona, ou pantacourt de linho em cores neutras ou mesmo branca, com uma blusa de algodão. Para diferenciar as roupas para Ano Novo daquelas do dia a dia, as modelagens podem ser mais bacanas, com renda, babado ou aplicações.

Já as fashionistas, que adoram novas tendências, podem apostar sem medo no brilho. Também estarão em alta a transparência e os cut outs, ou seja, as peças com aqueles recortes estratégicos.

Vale repetir roupa

Há quem pense que roupas para Ano Novo devem ser novas. Mas, se a grana está curta e você não quer investir num modelo que, possivelmente, vai ficar no armário depois, pode usar algo que você já tem.

A ideia de não usar as mesmas peças é uma herança do governo de Napoleão Bonaparte, no início do século XIX. O imperador proibiu as damas de repetirem roupas na corte, uma medida para proteger e desenvolver a indústria têxtil de seu país.

Atualmente, esse conceito não funciona e não cabe mais. Basta olhar para mulheres que poderiam ter um guarda-roupa ilimitado, como a princesa Kate Middleton, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama, a editora-chefe da revista de moda Vogue América, Anna Wintour, entre outras. Sim, elas repetem roupa!

Porém, se você não se sentir à vontade para vestir algo que já usou, invista em um modelo menos chamativo e mais versátil. Assim, você poderá usar acessórios para transformar essa peça em cada ocasião. 

Os acessórios são versáteis e podem se adequar a todos os estilos. Eles são a maneira mais fácil e rápida de atualizar aquele look antiguinho ou mesmo ressignificar uma produção inteira.

Outra opção para quem não quer repetir o look nem gastar muito são os brechós, super em alta atualmente. Basta ter um pouco de paciência para garimpar e encontrar peças de qualidade por precinhos acessíveis. Você gasta pouco e ainda aumenta a vida útil dessas roupas.

Por fim, seja qual for seu estilo e o traje que vai escolher, o mais importante é não exagerar. O segredo é sempre apostar no “menos é mais”.

Deixe o excesso para 2024: excesso de alegria, realizações e energia boa. Feliz Ano Novo!

Danielle Olivieri

Danielle Olivieri

Consultora de imagem e estilo, especialista em comunicação visual através do vestir.

Saiba mais sobre mim