Pesquisar
Loading...

Como melhorar a autoestima com Constelação Familiar

Repetir frases como mantras pode ser um bom recurso, de fácil acesso e bons resultados se você souber usá-lo

Atualizado em

A autoestima depende de uma série de fatores, mas, de maneira geral, ela está ligada a uma postura interna diante da vida. É preciso reconhecer que ela é um processo ativo, e não passivo. Ou seja, ninguém vai lhe dar autoestima. Você a busca dentro de você com atitudes internas e externas.

E ela depende de alguns fatores fundamentais, tais como: autorresponsabilidade, autoconsciência, amor-próprio, congruência entre palavras e atitudes. E, talvez o mais importante, soltar o julgamento.

baixa autoestima, geralmente, parte de um processo autodestrutivo, em que a própria pessoa se julga e se culpa constantemente.

Se formos mais além, frequentemente, há um grande julgamento e críticas excessivas aos pais. Afinal, se a vida chega a você a partir de um pai e uma mãe, então eles fazem parte de quem você é. Se você os julga ou rejeita, faz isso em dobro com você mesmo.

Sistemicamente, há uma ordem que precisa ser respeitada. Se seus pais fizeram algo que lhe feriu na sua infância, você não podia fazer nada para mudar. Mas se você é adulto, pode seguir em frente.

O que não será possível se ficar olhando para as dores do passado e permitindo que elas continuem agindo em você.

Como (re)construir a autoestima

Para (re)construir sua autoestima é preciso agir. É preciso refletir sobre os fatores mencionados e sua postura diante da vida. É um processo.

Mas como talvez já tenha se passado um bom tempo com a autoestima baixa, você talvez precise de ajuda.

Em um processo psicoterapêutico com a visão sistêmica (entenda melhor aqui), será possível perceber quais posturas te impedem de viver com leveza e recuperar a autoestima perdida.

Também há alguns recursos que podem ajudar, como as frases de autoestima (veja aqui), pois são um recurso de fácil acesso para criar novos padrões positivos de pensamento que irão lhe ajudar no processo.

Maria Cristina

Maria Cristina

É psicóloga sistêmica. Atua com traumas pela abordagem Somatic Experience® além de abordar outras questões de relações interpessoais, autoestima e postura diante da vida. Atende online e presencialmente na cidade de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre mim