Pesquisar
Entrar

Férias de verão, tempo de alegria

Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso e o merecem

Compartilhe

Atualizado em

Férias! Ter tempo pra descansar, se divertir, descobrir novos lugares, estar com a família… Para algumas pessoas, apenas uma lacuna no tempo entre um período de trabalho e outro. Sim, porque muitos de nós desaprendemos o que é ter tempo livre. Em que turma você está? Na turma dos que se desgastam só de pensar em não ter o tempo preenchido, agendado, contado? Na turma que aproveita o momento presente e sempre encontra tempo livre?

A palavra férias vem do latim feria -ae, singular de feriae -arum, que era, para os romanos, um dia em que não trabalhar era uma prescrição religiosa. Podemos entender, então, que se tratava de um período sagrado. Se trouxermos para nossa experiência atual, que tal pensarmos nas férias como dias sagrados para o autocuidado, estar junto de quem amamos, viver momentos de paz e alegria? Um sagrado tempo para recarregar as energias. Aceite o desafio de ter um tempo para você! Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso e o merecem.

Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso e o merecem.

Está sem dinheiro e acha que não dá para fazer nada? Um momento em família, em casa mesmo, já pode ser transformado numa grande diversão. Improvisar um banho de mangueira nesse calor: que delícia! Uma sessão de cinema com direito a pipoca, sala escura e até bilhete de entrada! Sair para passear com o bichinho de estimação. Ir à biblioteca mais próxima (o que? Você não tem nem ficha na biblioteca? Não tem tempo para isso? Você está de férias, vamos lá!) e se entregar à leitura pelo simples prazer da mesma, nada de temas profissionais! Que tal afastar os móveis da sala e se entregar à dança? Uma música animada e pronto: o corpo já vai te levar! Inspiração? Uma cena animada de um musical, como Mamma Mia, pode liberar os movimentos em você! (Especialmente, a cena em que a clássica dos anos 70, Dancing Queen, aparece não deixa ninguém parado!) Aproveite para se cuidar. Dormir no tempo certo, observar a alimentação, transformar hábitos, fazer o que lhe dá prazer.

Continua após a publicidade

Entregue-se ao sabor de cada momento

Se puder viajar, aproveite também o momento para relaxar. Nada de controles exagerados: se as coisas não saem como planejamos metodicamente, ficamos frustrados. Experimente os roteiros menos tradicionais, conheça a cultura local como ela é realmente vivida. Abra-se para conhecer pessoas e suas histórias. Nada melhor para a mente do que abrir-se ao novo. Não era Einstein quem dizia que a mente ao se abrir a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho natural? Então, expanda! Se a viagem for em família, curta os pequenos momentos, inspire-se na alegria das crianças que curtem cada instante com tanta intensidade. Entregue-se ao sabor de cada pequeno gesto e descoberta, entregue-se à sensação de vida.

Seja como for (em casa, no campo, na praia, passeando, lendo, descansando…), aproveite o momento e permita-se, simplesmente, permita-se. Viva o momento e sinta a alegria de curtir o tempo à sua maneira. Você pode!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Juliana Garcia

Juliana Garcia

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, pós-graduanda em Análise Junguiana e Arteterapia. Trabalha temas ligados ao universo inconsciente dos sonhos, autenticidade, coragem e transições de vida. Especializada na condução de grupos de estudos do livro “Mulheres que correm com os lobos”.

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: