O Feng Shui pode bloquear os efeitos de Mercúrio retrógrado?
Feng Shui e Astrologia são práticas que compartilham objetivos e podem andar juntas para minimizar efeitos de Mercúrio retrógrado
Por Aline Mendes
Mercúrio retrógrado é um fenômeno astrológico que frequentemente gera ansiedade e preocupação, especialmente em relação à comunicação, tecnologia e viagens. Durante esse período, parece que tudo está sujeito a mal-entendidos, atrasos e falhas. Será que o Feng Shui pode bloquear esses efeitos de Mercúrio retrógrado?
O Feng Shui é uma antiga prática chinesa que visa harmonizar a energia dos espaços, trazendo benefícios significativos tanto para o ambiente quanto para seus moradores.
Mas será que adotar a técnica pode impedir que a gente sofra tanto com Mercúrio retrógrado? Para esclarecer essa dúvida, consultamos a arquiteta e mestre em Feng Shui Tradicional Chinês Aline Mendes.
A relação entre Feng Shui e a Astrologia
Embora o Feng Shui e a Astrologia sejam práticas distintas, ambas compartilham o objetivo de trazer mais equilíbrio e harmonia às nossas vidas.
Enquanto a Astrologia interpreta os movimentos planetários e como eles se manifestam na nossa vida, o Feng Shui avalia como os ambientes afetam nosso bem-estar em todos os aspectos da vida.
Integrar as duas práticas pode potencializar a capacidade de enfrentarmos períodos desafiadores como Mercúrio retrógrado, criando um ambiente mais estável e propício para lidar com possíveis obstáculos.
O Feng Shui pode bloquear os efeitos de Mercúrio retrógrado?
Não existe uma relação direta entre os padrões energéticos dos ambientes, estudados pelo Feng Shui, e as tendências pessoais avaliadas pela Astrologia. Por isso, não temos como afirmar que alguma mudança realizada em nossos ambientes com base no Feng Shui será capaz de bloquear diretamente a ação do planeta Mercúrio sobre nossas vidas.
No entanto, os ambientes e seus padrões energéticos criam uma aura, uma espécie de campo frequencial que nos envolve, afetando nossa psique e nossas emoções, num efeito similar ao dos astros na Astrologia.
Isso significa que, sim, mudanças que fizermos em nossos ambientes alterarão nosso estado mental e emocional, mudando a forma como reagimos aos movimentos astrológicos.
Cuidar do ambiente é cuidar da gente
Quando estamos conscientes da energia do ambiente, podemos direcioná-la em nosso benefício, através de mudanças no espaço físico que nos rodeia. Se não temos consciência de como o ambiente nos afeta, o resultado até poderá ser positivo, se tivermos sorte ou estivermos em um período astrológico favorável.
Por outro lado, se estivermos em um período astrológico desafiador, o ambiente desequilibrado poderá agravar ou desencadear problemas, numa simbiose indesejável entre Feng Shui e Astrologia.
Por isso, sempre vale a pena estarmos atentos aos nossos ambientes, cuidando para que eles sejam fonte de harmonia e boas vibrações. Assim, conseguiremos potencializar as boas energias astrológicas, e minimizar as desfavoráveis.
Dicas práticas de Feng Shui para Mercúrio retrógrado
Embora o Feng Shui (ou qualquer técnica) não possa bloquear totalmente os efeitos de Mercúrio retrógrado, nós podemos, sim, adotar alguns cuidados nos ambientes, que trarão mais equilíbrio para nossos relacionamentos, nossa saúde e para a vida em geral.
Compartilho algumas sugestões a seguir:
Limpe e organize sua casa
Um dos principais fatores de estresse no ambiente doméstico é a bagunça, o acúmulo de objetos e a desorganização. Colocar cada coisa em seu lugar e descartar o que não é necessário vai trazer mais clareza mental, reduzindo as possíveis confusões e imprevistos típicos de Mercúrio retrógrado.
Tenha uma cabeceira sólida na sua cama
Uma boa noite de sono é essencial para manter a mente funcionando. E uma cama sem cabeceira pode fazer seu sono ficar mais leve, pouco repousante ou até favorecer a insônia.
Dê preferência a cabeceiras maciças de madeira ou estofadas com tecidos naturais, como algodão ou linho. Veja aqui mais dicas de Feng Shui para dormir bem.
Abra as janelas pela manhã
Seu ambiente adormece com você durante a noite, fica com o ritmo reduzido, mais lento. Da mesma forma, a casa também precisa acordar, dinamizar a energia. Para isso, nada melhor do que abrir cortinas e janelas, deixando a luz entrar e o ar circular.
Isso contribuirá para que você fique mais atento, dinâmico, e menos suscetível aos mal-entendidos de Mercúrio retrógrado.
Desligue o celular e o aparelho de wi-fi durante a noite
Se isso não for possível, pelo menos mantenha-os o mais afastado possível do seu corpo ao dormir. A frequência de onda emitida pelos celulares e antenas ressoa com nossas ondas cerebrais, trazendo confusão mental e podendo também causar dor de cabeça e outros problemas de saúde.
Evite trabalhar de costas para a porta de entrada
Essa posição nos deixa inquietos e prejudica nossa concentração, além de nos deixar mais propensos a acidentes e erros causados por desatenção. Se não for possível avistar a porta bem de frente, ficar de lado já ajuda.
Em último caso, instale um espelho refletindo a porta e permitindo que você veja o que acontece atrás de você.
Tenha plantas em casa
Se você é do tipo que fica melancólico durante o período de Mercúrio retrógrado, as flores e plantas em geral podem trazer bem-estar a você e ao ambiente.
Elas são fonte de energia positiva, e pesquisas já comprovaram que visualizar formas da natureza tranquiliza o cérebro e melhora a saúde.
Experimente!
Com este artigo, proporcionamos uma visão sobre como o Feng Shui pode ser uma ferramenta útil para mitigar os desafios revelados durante Mercúrio retrógrado. A combinação dessas práticas pode ajudar a criar um ambiente mais equilibrado e a navegar por esse período com mais tranquilidade.
✅ Se você quer saber tudo sobre Feng Shui, participe aqui do canal no WhatsApp e converse direto com a arquiteta Aline Mendes.
Arquiteta, Mestre em Feng Shui, Geobióloga e Radiestesista. Autora do livro Feng Shui - Terapia de Ambientes e representante oficial no Brasil do Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@alinemendes.com.br
- Site: http://www.alinemendes.com.br