Ayurveda cura desequilíbrios do corpo
Ann Revington e Elisabeth Jaeger explicam benefícios deste sistema de cura
As canadenses Ann Revington e Elisabeth Jaeger, duas das maiores especialistas em Ayurveda do mundo, estiveram recentemente no Brasil e ministraram o Workshop de Dinacharya, organizado pela organização Arte de Viver. Durante a passagem pelo país, elas concederam a entrevista abaixo, na qual explicaram os principais benefícios deste sistema de cura.
Personare: Como você definiria o que é Ayurveda?
Ann Revington: Ayurveda é o conhecimento sobre a vida. Este conhecimento existe para nos ajudar a conquistar uma vida longa e saudável, com o objetivo de nos tornarmos frutíferos e alcançarmos nossas metas, atingindo a realização pessoal.
Você acredita que Ayurveda é um caminho para o autoconhecimento?
Elisabeth Jaeger: Com certeza! Ela realmente nos oferece as ferramentas para que tenhamos responsabilidade pela nossa própria saúde e bem-estar.
A Ayurveda define três possíveis perfis biológicos (também chamados de doshas), nos quais cada pessoa se encaixa, que são: vata, pitta e kapha. Quais são os benefícios de descobrir o seu?
EJ: O maior benefício, claro, é o autoconhecimento – e este também nos leva a entender outras questões. Este entendimento significa que somos capazes de rapidamente reequilibrar nosso sistema, antes que problemas mais profundos se desenvolvam. Também nos ajuda a termos mais compaixão com nós mesmos e com as falhas dos próximos. Afinal, como podemos julgar o outro quando vemos a vida como uma grande brincadeira dos doshas?
Como descobrir seus desequilíbrios e equilibrar seus doshas?
EJ: Quando entendemos as características dos 5 elementos da natureza e vemos os desconfortos que eles nos trazem, então podemos agir para trazer o equilíbrio de volta ao nosso corpo, usando o elemento oposto ao desequilibrado. Por exemplo: A Ayurveda define 20 características e elas vêm em pares, como quente/frio, seco/molhado, pesado/leve… Esta é a arte do equilíbrio.
É possível manter uma rotina ayurvédica com uma vida tão movimentada como a da maioria das pessoas?
EJ: Tomar um pouco de cuidado para se reequilibrar pode, na verdade, poupar muito seu tempo. Por exemplo, o desequilíbrio no dosha Vata pode fazer a pessoa esquecer as coisas e se mover de forma confusa, produzindo muito pouco na vida! Uma massagem com óleo quente, de apenas 5 minutos, pela manhã, pode cuidar desse desequilíbrio e tornar a pessoa mais produtiva e focada.
Quando e como vocês descobriram a Ayurveda?
AR: A Ayurveda surgiu na minha vida quando eu estava totalmente envolvida com negócios familiares e três filhos pequenos. Tratamentos regulares e Panchakarma (desintoxicação) durante três dias salvaram a minha vida!
EJ: Eu era realmente fascinada sobre como minha mente funcionava e isso me fez cada vez mais me especializar no assunto.
Ayurveda é uma filosofia ou uma medicina?
AR: É uma junção dos dois e muito mais, porque traz o conhecimento de forma muito prática nos três aspectos da nossa existência: corpo, mente e espírito.
Além de hábitos alimentares, quais outras práticas são recomendadas pela Ayurveda?
EJ: Meditação, exercícios respiratórios, Yoga e rotinas de limpeza.
Vivemos hoje em um contexto de empoderamento feminino. Existe algum programa ayurvédico que traga essa abordagem à mulher?
AR: Além de todos os programas que ajudam na manutenção do corpo e limpeza da mente (o que é sempre ótimo para empoderar!), existe um programa especial para mulheres que procuram constituir famílias no qual a Ayurveda está muito presente – desde a concepção até o cuidado de crianças em torno dos cinco anos.
A área que oferecemos treinamento é para o período chamado de “buraco negro” do cuidado pessoal. De acordo com Ayurveda, os primeiros 6 meses de pós-parto são o tempo em que uma nova mãe pode rejuvenescer totalmente ou então ter sérios problemas de saúde. A estatística mundial de depressão pós-parto já ultrapassa 80%. É um período muito complicado, com dificuldades no sono e muitas mudanças emocionais.
A Ayurveda, com muito sucesso, usa o balanceamento do dosha Vata, incluindo comidas especiais, descansos profundos e longas massagens diárias com óleos para assegurar às novas mães que elas se sintam renovadas e com energia suficiente para serem pilares de uma família feliz e relaxada.
Ayurveda e Doshas
No vídeo a seguir, a Dra. Nisha Manikantan, da Arte de Viver, dá dicas da Ayurveda para ter mais saúde e bem estar na sua rotina, independente do seu tipo de dosha.
Voluntária há 4 anos na Organização Internacional Arte de Viver, já realizou trabalhos no Brasil, Europa e Índia, em programas educacionais e socioambientais em áreas rurais e comunidades carentes. Tel.: (21) 97992-3588
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br