Kemetic Yoga e Yoga indiano: entenda as diferenças
De base africana, a Kemetic Yoga reúne saberes da região que hoje conhecemos como Egito
Por Ana Sou
A Yoga de base indiana era a única opção conhecida no Brasil até a década de 2010, quando começaram a ocorrer no país certificações da Kemetic Yoga, prática de base africana. Por isso, quando alguém descobre que existe outra modalidade de yoga e de base africana, é comum ouvir: “Africana? Nunca ouvi falar! ! Tem diferença entre Kemetic Yoga e Yoga indiano?”
A seguir, vamos ver algumas diferenças para a yoga indiano, mas antes é importante pontuar algumas semelhanças.
O que é Yoga indiano ou tradicional?
Todas as yogas são tradicionais. É muito comum que apontem a yoga da Índia como “yoga tradicional”, mas toda forma de Yoga vem de alguma tradição cultural, logo são tradicionais.
Em termos de antiguidade, veremos a seguir que alguns registros da tradição de base africana antecedem os de base indiana.
A Yoga da Índia se disseminou pelo Ocidente. Dessa forma, traz a impressão de que as demais têm alguma característica esquisita.
Se você quiser se referir à maior popularidade da yoga indiana, é possível usar expressões como yoga convencional ou simplesmente yoga indiana.
Semelhanças entre os dois tipos de Yoga
Ambas as yogas buscam saúde e equilíbrio dos corpos físico, mental e emocional dos praticantes. No entanto, no ocidente a yoga da Índia muitas vezes é praticada apenas como atividade física com foco em performance.
Para nos ajudar a manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo, toda yoga tem uma filosofia para guiamento de vida dos praticantes. Além disso, é claro, tem práticas corporais que envolvem meditações, respirações, posturas, limpezas, palavras de poder. Assim, sincronizam respiração e movimento do corpo. Aqui você encontra todos os benefícios da Kemetic Yoga.
Diferenças entre Kemetic Yoga e Yoga indiano
- A Kemetic Yoga se reconhece como originalmente africana. Em geral, a yoga de base indiana se reconhece como originária da Índia, mas há quem considere que a origem também é África, com base na migração dos Dravidianos da África para a Índia. Assim, teriam levado os conhecimentos para o continente asiático.
- Só existe um tipo de Kemetic Yoga, enquanto a yoga indiana pode ser dividida em: Vinyasa, Hatha, Ashtanga e outras.
- Na Kemetic, a respiração sincronizada com o movimento é realizada em 4 tempos (inspira-pausa-expira-pausa). Na yoga indian, no entanto, a acontece de diferentes formas.
- Por causa da respiração em quatro tempos, os movimentos são desacelerados na Kemetic. O objetivo é promover uma acurada autopercepção de cada passo até chegar a uma postura final.
- Posturas que parecem semelhantes nunca são iguais. Por exemplo: a pose de “Cachorro olhando pra baixo” (Adho Mukha Shvanasana) na yoga indiana se parece com a Merkut da Kemetic Yoga. Merkut significa pirâmide que faz parte da geometria sagrada da cultura africana que tem força para gerar poder e energia.
- A Kemetic Yoga tem posturas exclusivas que representam energias da natureza, como Ausar, que é a força dos ciclos e ressurreição; Selket, que traz a energia de autopreservação e Auset, de regeneração. Para cada uma, existe uma cosmologia para compreensão da força que a postura propõe.
- As fontes mais tradicionais de conhecimento da Kemetic são os papiros e os escritos sagrados nas paredes das pirâmides. Na yoga indiana, há registros como os upanixades (séculos XVI a VII AEC) e os yogasutras (150 AEC), entre outros.
Diferentes ou não, vale lembrar que todos podem fazer qualquer tipo de yoga, e a melhor forma de sentir os benefícios de cada modalidade é experimentando.
Que tal uma aula de cada para perceber a diferença no corpo?
Faz parte da primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil. Na yoga de base indiana, está em formação em Yin Yang Vinyasa (Edson Ramos) e Hatha Yoga (Arte de Viver). Também tem formação em Yoga Massagem Ayurvédica (Pune – Índia); e terapia de respiração Rebirthing (Renascimento).
Saiba mais sobre mim- Contato: anasounatural@gmail.com