Como saber se o casamento chegou ao fim
Identifique os sinais para saber se o casamento chegou ao fim e avalie se é hora de seguir em frente ou buscar soluções com mais consciência
Como saber se o casamento chegou ao fim? Se você está passando por isso, compreende muito bem a confusão e a dor que esse tema pode causar.
Apesar de sentir que tudo acabou e de não enxergar mais maneiras de “salvar” seu casamento, ainda persiste algumas dúvidas:
- Será que fiz tudo que podia?
- E se eu nunca mais encontrar outra pessoa?
- E se eu suportar por mais tempo?
São tantas incertezas, dúvidas e medos que se acumulam. E para tornar tudo ainda mais desafiador, amigos e familiares insistem em questionar se não é possível salvar seu casamento.
Neste artigo, desejo auxiliá-la a compreender o turbilhão de pensamentos que permeiam sua mente e como você pode amenizar essas inúmeras perguntas.
Leia também:
+ A dor de quem decide pela separação
+ Como enfrentar o fim de um relacionamento com a Astrologia
+ Sinais de separação que vêm da Astrologia
Como saber se seu casamento chegou ao fim
Vamos deixar para trás todas as falas que foram ditas, e todos os momentos maravilhosos do passado.
E se pergunte agora:
- Eu estou feliz casada?
- Eu estou me sentindo segura e em paz neste casamento?
Sem querer encontrar culpados, vamos direto ao ponto, não importa as intenções dele, o importante é que este encontro não faz mais sentido para você, inclusive você pode estar adoecendo.
Muitas doenças sem explicações podem ser somáticas e nenhum médico vai te falar isso, sabe por quê? Eles não sabem, só quem pode saber é você! O que complica ainda mais.
Não acredite no que te falam
Primeiro de tudo, não acredite no que te falam. Já ouviu o ditado “quem tem boca fala o que quer?”
Acredite nas ações, elas nunca enganam – quem ama, respeita e cuida. Não é possível amor sem respeito e cuidado. Você está se sentindo cuidada, respeitada nesta relação?
Observe os comportamentos
O bom de observar comportamentos é que todo mundo vê então se você está precisando explicar os comportamentos do seu namorado/marido atenção! Grande chance de você está se enganando.
Os órgãos de percepção nos enganam, sabia? Eles só levam as informações para cérebro, mas são suas experiências que os interpretam.
E se você está acostumada a ser desrespeitada, provavelmente, não vai achar nada de mais e acreditar que os desrespeitos são partes da personalidade dele, na fala: “ah é o jeito dele”.
Sinais de que o casamento acabou
A partir de tudo que você leu até aqui, vamos ver se você se identifica com esses sinais na sua relação:
- Os momentos íntimos estão cada vez mais raros.
- Muitas coisas que ele fazia e estava tudo bem para você, agora está te irritando.
- Você não se imagina vivendo desse jeito e está na expectativa que ele mude, melhore, mas ele não está fazendo nada para mudar porque acha que não tem nada de errado em seu comportamento.
Se estas perguntas te fazem refletir, provavelmente seu relacionamento chegou ao fim. O fim, pelo menos, desta forma de relacionamento.
Não se prenda, acreditando que “ruim com ele, pior sem ele”, porque se tem algo irrecuperável é o tempo, ninguém merece viver uma relação desgastada por medo de viver só.
Busque enriquecer sua vida interior, não fique desesperada para entrar em uma nova relação porque a chance de se envolver numa furada é enorme.
Não há nada melhor do que viver em paz, seu sistema imunológico agradece.
Mas se você tem alguma dúvida se dá para tentar, o convide para fazer terapia de casal, pode ser que um profissional ajude a aparar as arestas e você possa desenvolver uma relação mais prazerosa e assim, melhorar sua saúde tanto física como mental.
Danielle Pinheiro, Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFF), pioneira, no Brasil, como Terapeuta do Sistema Interno Familiar. Possui mais de 10 anos de experiência clínica nas áreas de compulsões, fobias, ansiedade, dependência química e afetiva.
Saiba mais sobre mim- Contato: danielle.pinheiro@gmail.com