Como parar de repetir problemas amorosos
Entenda como a repetição nasce e, aí sim, como pode escolher fazer diferente
Por Alice Duarte
Como parar de repetir problemas amorosos e ser realizada no amor? O primeiro passo é entender que repetir problemas amorosos é uma forma inconsciente de amor e lealdade ao sistema familiar.
Pela visão da Constelação Familiar (saiba tudo aqui), a pessoa sente, sem saber bem o porquê, uma obrigação de ter que carregar o que os outros membros sofreram ou ficaram devendo ao grupo familiar.
Ela passa a ficar vinculada às histórias alheias, desenvolvendo sentimentos de raiva, reivindicação, indignação, menos valia, inferioridade ou incapacidade, que, no fundo, não pertencem a ela, são adotados de outros membros, por amor cego ao sistema familiar.
E é justamente essa lealdade sistêmica, em forma de consciência moral, que limita a entrega à vida. Por isso, a solução será escolher, de forma consciente, fazer diferente — e isso muitas vezes implica em carregar e suportar uma culpa.
Mas como fazer isso? É o que veremos a seguir.
Como parar de repetir problemas amorosos
Para poder se libertar desses “emaranhamentos sistêmicos” e de fato conseguir fazer diferente, é preciso, antes de mais nada, entrar em sintonia com o próprio destino.
Assim, precisamos identificar onde esse destino se inicia. Para isso, ajuda muito fazer perguntas aos pais e avós para entender melhor a história das gerações passadas e se há padrões repetitivos na família.
Uma sessão de Constelação Familiar, além de trazer à luz esses padrões e identificar quando e onde se originaram, ajudará você a se confrontar com esse destino:
- Primeiro, concordando com ele, ou seja, alinhando-se às forças que o dirigem e que também dirigem o seu par;
- Então, honrando e respeitando tudo o que passou, sem julgamentos. Somente esse olhar amoroso pode desfazer emaranhamentos.
Quer ter um gostinho da Constelação Familiar? Veja aqui neste artigo um exercício de Constelação Familiar ajuda você a honrar o destino das antigas gerações.
Alice Duarte é facilitadora de Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional, com treinamentos internacionais com o alemães Bert e Sophie Hellinger, e os espanhóis Joan Garriga e Brigitte Champetier de Ribes. Desde 2015 facilita processos de autoconhecimento, cura emocional e solução de conflitos nos relacionamentos. É jornalista, mantém um site autoral com artigos em português e é criadora do programa online Por Uma Vida Sem Amarras. Vive em Curitiba, onde trabalha com grupos terapêuticos, workshops, cursos e atendimentos individuais (presenciais e online) de Constelação Familiar e Consultoria Sistêmica Empresarial. Aqui no Personare escreve sobre autoconhecimento e relações humanas.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@aliceduarte.com
- Site: http://www.aliceduarte.com