Como aliviar o estresse sem focar na respiração
Por Andrea Leandro
Saber como aliviar o estresse no dia a dia é o sonho de muita gente. A meditação é uma das melhores formas. Ao se tornar um hábito, o bem-estar pode ser mais constante.
A neurociência nos trouxe a informação da plasticidade do cérebro e os caminhos neurais se fortalecem com os hábitos mais consolidados. Então, se meditar faz bem, coloque na sua rotina.
Meditar é um hábito antigo na humanidade, embora no mundo ocidental tenha começado a se popularizar na década de 1960.
A meditação é uma forma de harmonizar os estados mentais. Ajuda a relaxar, na autorregulação emocional, obter foco e reduzir a ruminação mental que muitas vezes é a causa do estresse.
✅ Receba energia gratuita semanalmente dos terapeutas energéticas do Personare
Meditação e respiração para aliviar o estresse
A prática da meditação pode iniciar com o simples foco na respiração. No ar que entra e sai. Mas muitas pessoas têm dificuldade de fazer essa simples prática. Pode se por uma dificuldade de focar numa única ação ou seu estado de estresse estar muito grande e a ansiedade tomou conta.
Vide o filme Divertida Mente 2, a cena que a ansiedade perde o controle e não consegue se acalmar. Naquele momento, a personagem Riley tomou duas atitudes para acalmar a ansiedade: colocou a mão numa superfície fria e sua respiração inicialmente agitada (hiperventilação) foi se acalmando gradualmente.
A meditação ajuda a diminuir o estresse pelo relaxamento proporcionado ao acalmar a mente e o coração. Quando os dois estão em sintonia, o estresse e a ansiedade se aquietam.
Mas lembrando que estes estados do corpo e da mente tem os seus momentos benéficos para a pessoa, demonstram que algo precisa da nossa atenção e nos deixa em alerta.
O problema é quando é excessivo. Trazendo um descompasso entre mente e coração. Os batimentos cardíacos podem acelerar demais, trazendo mal-estar, por exemplo.
Então, que tal explorar formas de meditar para acalmar o estresse e ver qual melhor se adeque a sua personalidade ou temperamento. Tem pessoas com temperamentos mais introvertidos que possivelmente terão mais facilidade para se aquietar fisicamente e a mente para meditar.
Já as pessoas de temperamento mais extrovertido, por natureza, são mais agitadas, terão uma maior dificuldade para se concentrar e meditar.
🧘♀️ Mais notícias sobre Meditação
Meditação para Acalmar
Mães e pais com ansiedade
Benefícios da Meditação
Flores na Meditação
Veja algumas formas alternativas para começar a colocar a meditação na sua rotina
- Uma caminhada no parque pode ser uma forma de meditação ativa que te ajude a desopilar. Procure não usar fones com música. Apenas caminhe observando o mundo a sua volta. A beleza da natureza, as diferentes nuances, os aromas do local, sentir o sol na pele, um momento simplesmente contemplativo. Movimentar o corpo tem efeitos positivos no cérebro e a observação do ambiente também tem seus benefícios.
- Fazer uma atividade em casa observando cada ação, como lavar a louça, por exemplo. Vale qualquer percepção: a temperatura da água, a textura da louça, organizar os objetos na pia, etc.
- Simplesmente parar e encostar as costas numa parede (ajuda a ter estabilidade) ou colocar as palmas das mãos sobre a mesa. A superfície mais fria traz atenção.
- Pare e fique observando apenas um objeto ou figura. Tenta observar todos os seus detalhes.
Essas são ações simples que podem ser incorporadas no seu dia a dia para começar a ter momentos meditativos. E daí que tal começar a prestar atenção na sua respiração.
Ou seja, ela diz muitas coisas. Quando está acelerada demais, sinaliza que está estressado e ansioso. Quando está devagar, rasa e parece que o ar nem vai aos pulmões, pode dizer que está deprimido e que o estresse já passou da conta e já não sente esperança de sair.
Então, não resista, insista, numa respiração calma e tranquila. Lembre dos seus pulmões e do poder que eles têm de acalmar seu coração. É como um abraço carinhoso, automaticamente acalentando o coração, a mente relaxa.
Como aliviar o estresse em casa
Você pode criar um canto especial no seu lar para meditar. Um espaço sagrado só seu para seu autocuidado. Pode ser assim:
- Uma almoçada no chão para sentar-se em cima.
- Um quadro com uma mandala (desenho circular com uma imagem central) ajuda a mente ter foco ao olhar para o seu centro).
- Pode ter uma vela ou incenso para criar um clima mais acalentador. No caso de vela tome cuidados para não deixar acesa depois que terminar a meditação e tenha uma proteção para o caso de virar.
- Pode utilizar um pin (um sininho) para tocar no início, no final ou no momento que desejar e ouvir o seu som acalmando a sua mente.
- Flores e/ou cristais são bem-vindos.
- Pode fazer um pequeno altar se for do seu agrado e coloque os elementos que emanam paz de espírito.
- Tenha um caderno para anotar possíveis percepções.
- Coloque uma música ambiente relaxante ou ouça uma meditação guiada (como essa abaixo).
Sua postura na meditação é importante
- Sente-se confortavelmente.
- Gire os ombros para trás e para frente, alinhe o queixo com o chão.
- Então, pode fazer mudras se desejar (gestos meditativos com as mãos).
Mas lembre-se que para tornar um hábito é preciso constância. Pequenos momentos diários, podem fazer uma grande diferença na sua vida.
Tudo começa com o primeiro passo. Então pode virar rotina. Seu cérebro reconhece os benefícios e toda vez que a ansiedade quiser chegar, educadamente ela será convidada a se retirar.
É como se você dissesse para ela: ok, entendi o recado, agora vou tomar uma atitude.
Andrea Leandro é Terapeuta Integrativa (Florais, Reiki, Gestão Emocional e Ginástica Cerebral), Consultora em Harmonização de Espaços (Feng Shui, Geobiologia, Mesa Radiônica e Radiestesia), Facilitadora de Círculos de Construção de Paz e dos Movimentos do Brain Gym® e Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes.
Saiba mais sobre mim