Pesquisar
Loading...

Ayurveda é vegetariano?

Não é correto dizer que Ayurveda é vegetariano, porém você pode entender pelo Ayurveda como lidar com a exploração animal

Atualizado em

Ao contrário do que muitos pensam, o Ayurveda não é vegetariano. Ayurveda significa “ciência da vida” ou longevidade.

A Alimentação Ayurveda explora os cinco elementos da natureza externa com intuito de equilibrar os elementos internos do corpo humano.

Assim, seguir o Ayurveda como alimentação pode trazer balanço e harmonia para sua rotina.

De onde vem o Ayurveda?

A Medicina Ayurvédica tem mais de cinco mil anos de registros. Com isso, tem um leque muito amplo de atuação. 

Por exemplo, o Ayurveda faz uso do conhecimento de pedras preciosas, ervas, especiarias. Também se baseia no conhecimento das estrelas, ou seja, a Astrologia Védica.

Por isso, receitas culinárias medicinais, mas também tratamentos externos como massagens com óleos mornos, esfoliações, purgações e enemas, podem ter o Ayurveda como base.

+Você pode ler mais aqui sobre o que é Ayurveda.

Por que não é certo dizer que Ayurveda é vegetariano?

Na parte das receitas, o Ayurveda inclui carnes e muitos derivados de animais, como, por exemplo, leite, manteiga, mel. Tudo isso com finalidade terapêutica.

No tempo se fizeram as primeiras escrituras do Ayurveda, a sociedade vivia em aldeias, com produção para o povo local, sem grande exploração ao meio.

O textos do Ashtanga Hridayam, por exemplo, listam diferentes espécies de animais no tratamento de doenças e para equilibrar os doshas. Assim, carnes de caça, rã e pato, por terem características mais específicas, já faziam parte dos registros mais antigos do Ayurveda.

A Manteiga Ghee, por exemplo, é muito clássica para pacificar os doshas Vata e Pitta. Por exemplo, é possível usá-la em receitas da culinária ayurvédica, em tratamentos externos, como abhyanga e bastis externos. 

E, claro, além disso, é também ingerida isolada e concentrada para os preparos dos Panchakarmas (as purgações mais profundas, consideradas cirurgias espirituais).

Outro exemplo é o leite de vaca, muito usado em receitas e nos tratamentos externos como shirodhara e pinda sweda.

Além disso, os leites e seus derivados carregam o simbolismo de representação do feminino, por vir da vaca que é um animal sagrado, considerada uma Devi (Deusa).

+ conheça aqui um detox ayurveda

O Ayurveda e o vegetarianismo hoje

Nos tempos modernos, precisamos ser coerentes com o contexto industrial, com a massiva exploração dos recursos naturais para a produção das carnes e derivados animais. Por isso, é tão importante se perguntar:

  • Como são as condições que os animais vivem hoje?
  • Qual a qualidade da alimentação deles?
  • Como vive a mão de obra da população que trabalha na pecuária e nessas indústrias?
  • Quanto de água é utilizado no total da produção?
  • Quanto de floresta foi desmatada para que se instalasse a pecuária?

Todas essas questões impactam diretamente no “bom karma” associado ao resultado final dos tratamentos. 

Seria coerente fazer milhares de animais sofrerem para alimentar uma indústria de estética que faz uso do nome do Ayurveda?

Catarina Goldani

Catarina Goldani

Nutricionista vegetariana especializada em Fitoterapia Clínica pela UFRJ e educadora de Alimentação Viva pelo projeto Terrapia na Fiocruz.

Saiba mais sobre mim