2025

Pesquisar
Loading...

Astrologia é uma ciência?

Entenda como é possível comprovar que análises astrológicas funcionam

Atualizado em

Astrologia é ciência? Muito embora não seja assim considerada, a Astrologia funciona. É o que esclarece o astrólogo do Personare, Alexey Dodsworth, no vídeo abaixo.

A Astrologia não é considerada uma ciência porque ela não obedece ao método científico contemporâneo. O que isso significa? Que não importa o fato deste estudo ser demonstrado como funcional através de estatística. Ou seja, mesmo que um astrólogo acerte a interpretação de 90 entre 100 Mapas Astrais que ele analise, ainda assim a Astrologia não pode ser considerada ciência.

Para ser ciência, é preciso ter uma teoria explicativa

Basta pensar que a palavra “ciência”, contemporaneamente, exige uma teoria explicativa. E a Astrologia não tem uma teoria que justifique o motivo pelo qual ela funciona. Se um astrólogo disser, por exemplo, que essa explicação é baseada nas energias que nos atinge dos planetas, não é verdade. Afinal, energia é algo que você mede e, até hoje, ninguém mediu as energias planetárias.

Então, se não conseguimos medir, estamos falando de algo que não existe. Você pode estar pensando: “mas o fato de não conseguirmos medir também não significa que determinada coisa não existe”. É verdade, mas também não é possível afirmar que algo existe apenas porque há efeitos dele.

Alguns críticos da Astrologia geralmente dizem que ela não é considerada ciência por causa da gravidade. O que é uma grande bobagem. Essas pessoas afirmam que se a gravidade tem importância, então a de um avião deveria ser mais importante que a de Plutão. E comparam: a gravidade do avião sobre um bebê é muito maior que a gravidade deste planeta, que está muito longe.

Ainda há quem diga que a Física Quântica provou que a Astrologia funciona porque “tudo está interligado”. Isto é um grande erro, já que a Física Quântica é uma física de partículas. E planetas não são partículas. Júpiter, por exemplo, não tem o tamanho de um elétron.

Então, como é possível comprovar que Astrologia funciona?

Apenas na prática. Quando você encontra um astrólogo honesto que não fala coisas vagas que cabem a todas as pessoas, como, por exemplo, “vejo que você está passando por um momento de mudança na vida” ou “vejo que você é uma pessoa com potenciais inexplorados” – algo que qualquer pessoa, ao ouvir, pode se identificar ou achar que é verdade.

Ao evitar esse discurso vago e partir para o “é isso ou não é”, é possível dizer que a Astrologia é falseável. O que significa falseabilidade? Quando algo é verdadeiro ou falso.

Se um astrólogo usa um discurso pontual de que a informação é verdadeira ou falsa, dá para dizer se ele acertou ou errou.

Muitos astrólogos usam discursos vagos e não seguem uma técnica, enquanto outros analisam o Mapa Astral de maneira muito intuitiva, o que implica em erros. Mas se você conversa com profissionais que usam técnicas precisas, eles vão dizer a mesma coisa sem se contradizer. Vão acertar ou errar, muito embora ao usarem a técnica astrológica acertem muito mais do que errem.

É por isso que o fato de demonstrar na prática que a Astrologia funciona não faz diferença para denominá-la como ciência, já que não sabemos de que forma ela funciona. E para ser ciência não basta que funcione, é preciso explicar o porquê.

SEU MAPA ASTRAL

O Mapa Astral é um mergulho em você. Faça a versão mini e gratuita deste serviço e aprenda a explorar suas qualidades no dia a dia.

Alexey Dodsworth

Alexey Dodsworth

Astrólogo e autor de análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare. Sua afinidade com temas esotéricos se alinha com sua defesa à liberdade de saberes, sejam eles científicos ou não.

Saiba mais sobre mim