Abundância Além do Dinheiro: encontre riqueza na sua vida
Desafie o paradigma da escassez ao aprender e praticar a abundância além do dinheiro, cultivando gratidão e propósito
Por Simone Kobayashi
Abundância significa grande quantidade de algo. Por isso, a abundância além do dinheiro pode ser aplicada em diferentes áreas da vida, como nos relacionamentos, no pessoal, emocional, profissional, entre outras.
A energia da abundância está ao seu redor, ou seja, nas folhas refletindo a luz dourada do sol, no desabrochar de cada planta. Mas também no som da chuva caindo e nas nuvens se abrindo.
Essa energia também se faz presente no movimento contínuo e poderoso do ondas, no voo dos pássaros bem como nos olhos das suas pessoas queridas e no seu próprio Ser. Você faz parte dessa abundância natural e tem o dom de vibrá-la e compartilhá-la.
É preciso ver a abundância além do dinheiro
A tendência atual é dar atenção à área financeira. Ou seja, focar em como ter renda suficiente para suprir as necessidades básicas. E ter recursos para investir e desfrutar da vida.
Abundância é mais do que isso porque esse pensamento focado somente em uma área dá ênfase em TER e não em SER. Essa mentalidade limita, pois tem nela mesma a ideia de que “no momento” você não tem o que busca, que precisa de mais para se completar.
E torna a busca saudável de aprimoramento em busca incessante de conquista, uma disputa que pode levar a consumismo desenfreado, desequilíbrio e impactos ambientais negativos.
É necessário considerar o impacto em viver em estado de competição e luta, assim como nossas escolhas ressoam no mundo ao nosso redor.
A visão atual de abundância focada somente na área financeira é pequena e limitada em comparação com a visão aprimorada e evolutiva da pessoa como Ser. Um todo que se combina em mais de um aspecto, completa e expande.
Sem excluir a importância da área financeira, suprir suas necessidades, mas sim englobar como parte desse todo que são aspectos do Ser.
Podemos ser abundantes, vibrar e viver em abundância como parte inata da nossa natureza. A vibração que nutrimos no nosso Campo energético pessoal ressoa em todas as áreas da vida. A elevação da vibração da abundância se dá, portanto, em todos os aspectos.
Veremos mais abaixo, sobre experienciar a abundância conosco, nas relações, no campo profissional e todas as áreas da vida.
👉 O Acompanhamento com Terapias Vibracionais personalizadas aprofunda em questões específicas que atrapalham sua vida pessoal, amorosa, familiar ou profissional.
Percepções Culturais sobre o Dinheiro
A compreensão do dinheiro na cultura popular é frequentemente expressa em ditos como “o dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar” e “há pessoas tão pobres que só têm dinheiro”.
Essas frases revelam a dualidade que ressalta a importância de possuir ou a falta dela, ou seja, refletindo o paradigma da escassez.
A ênfase na posse material é evidente, sugerindo que a felicidade está associada à aquisição de bens materiais. Essa mentalidade, enraizada na ideia de escassez, limita a percepção da abundância porque se restringe ao âmbito financeiro.
No entanto, quando expandimos nossa visão da abundância além do dinheiro, podemos reconhecer a presença dessa energia em todas as áreas da vida.
Essa perspectiva nos convida a elevar nossa vibração, sintonizando-nos com frequências opostas às da falta.
Em essência, a verdadeira abundância se manifesta através do compartilhar, da generosidade e do transbordamento, desafiando a noção limitante de que a riqueza está apenas na posse material.
Abundância e Escassez: Paradigmas que Moldam Nosso Mundo
O contraste entre os paradigmas de abundância e escassez transcende o jeito de pensar. Ele molda nossa percepção e interação com o mundo.
Enquanto um vê os recursos como finitos, gerando competição e ansiedade, o outro percebe o universo como repleto de possibilidades. E, assim, pode influenciar nossas ações de maneira significativa. E ambos se auto concretizam pelas influências nas ações e reações que geram.
Imagine, por exemplo, a água para representar os conceitos de escassez e abundância.
Paradigma da escassez
No paradigma da escassez, a água é vista como um recurso limitado, sujeito à diminuição e eventual esgotamento. Assim, esse ponto de vista pode levar a comportamentos de acúmulo, competição e até conflito.
Isso porque os indivíduos e as comunidades lutam para assegurar sua parcela de água. Políticas e práticas que enfatizam a restrição e o controle do uso da água podem emergir desse paradigma.
Nesse contexto, a ansiedade e a preocupação com a falta de água podem se tornar sentimentos predominantes. Desse modo, se aumenta o valor e se incita o medo da falta. Assim as pessoas tendem a querer e estocar mais do que o necessário auto realizando a escassez.
- Técnicas para momentos de crise emocional e mental
- Três exercícios de respiração para acalmar
- O que são padrões energéticos negativos e de repetição
Paradigma da abundância
O paradigma da abundância, por sua vez, nos permite ver a água de maneira diferente. Reconhecendo a água como um ciclo contínuo, que pode ser renovado e sustentado através de práticas conscientes e sustentáveis, promove uma visão de cooperação e otimismo.
A gestão da água sob a perspectiva da abundância foca na conservação, na reutilização inteligente e na partilha equilibrada. E isso, portanto, se reflete na crença na possibilidade de satisfazer as necessidades de todos sem esgotar o recurso.
Esse ponto de vista encoraja ações que vão além do indivíduo. Assim, se promovem soluções coletivas que beneficiam tanto as comunidades humanas quanto os ecossistemas naturais. Desse modo, as pessoas, politicas e praticas tendem a querer cuidar e conservar, auto realizando a abundância.
Abundância nos relacionamentos
No paradigma da escassez, relacionamentos podem ser vistos como limitados, ou seja, onde o amor e a atenção são recursos finitos que devem ser disputados. Isso pode levar a comportamentos como, por exemplo, posse, ciúmes e conflitos.
Adotando um paradigma de abundância, reconhecemos que o amor e a atenção podem fluir sem diminuir. Isso encoraja a generosidade, o compartilhamento e a conexão genuína.
Dessa maneira, é permitido que os relacionamentos se nutram mutuamente como rios que se encontram e fortalecem.
Abundância profissional
No profissional, sob a ótica da escassez, oportunidades de trabalho e crescimento são percebidas como raras e altamente disputadas.
Ao contrário da visão abundante de enxergar espaço suficiente para todos prosperarem. O que incentiva a colaboração, a inovação e a partilha de conhecimentos e facilitando o fluxo de oportunidades.
Abundância no autocuidado
O autocuidado na escassez é visto como luxo ou indulgência, algo para o qual raramente se “encontra tempo”. Ou seja, que não é prioridade ou não é necessário.
Sendo que é o recurso de renovação essencial para a nossa saúde e bem-estar, tal como a chuva que nutre a terra e permite que tudo floresça. É a percepção para integrar práticas de autocuidado em nossa rotina, reconhecendo-as como fundamentais para manter nossa energia e vitalidade.
Cinco formas de elevar a vibração para ter abundância
- Autoconhecimento: Reconhecer a própria abundância passa por um processo de autoconhecimento e aceitação, assim se valoriza o que se tem a oferecer ao mundo, além dos bens materiais.
- Gratidão: A prática da gratidão diária nos ajuda a perceber e a valorizar as diversas formas de abundância que nos cercam, desde os pequenos prazeres até as grandes conquistas.
- Generosidade: Compartilhar com os outros não apenas bens materiais, mas também tempo, conhecimento e afeto, amplia a sensação de abundância em nossas vidas.
- Conexão: Estabelecer conexões autênticas com as pessoas e com o ambiente ao nosso redor enriquece nossa experiência humana, evidenciando a abundância de relações significativas. Coloque sua intenção em conectar com a Sabedoria Universal.
- Propósito: Encontrar um propósito alinhado aos valores pessoais e às paixões individuais conduz a uma vida mais plena e significativa, evidenciando uma abundância de realização e satisfação.
Questões para perceber a Abundância Além do Dinheiro
- Como estão as minhas relações? O que trago e transbordo para meus amigos e familiares? O que essas relações me trazem? Qual a emoção positiva que sinto quando as minhas necessidades (nas relações) são supridas?
- Como me cuido? Trato meu corpo e meu tempo com respeito? Como equilibro meu tempo entre trabalho, descanso e lazer? De que forma minha alimentação reflete cuidado? Como valorizo e priorizo o descanso?
- O trabalho que realizo é fonte de satisfação? Enxergo oportunidades de crescimento e progresso? Meu trabalho é valorizado e adequadamente remunerado? Como gerencio o equilíbrio entre minhas responsabilidades profissionais e pessoais?
- Quais práticas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal me ajudam a compreender, aprofundar e cultivar meu aprimoramento emocional? Com que facilidade expresso alegria, amor, gratidão e satisfação? Possuo apoio e estratégias saudáveis e construtivas para processar e superar os momentos difíceis?
A chave para uma vida abundante
Ao questionar, abre-se a oportunidade para reconhecer áreas de abundância já presentes, assim como identificar espaços para crescimento e aprimoramento.
Perceber áreas de força e de potencial ajustes nesses domínios pode orientar ações mais conscientes para uma existência de abundância além do dinheiro. Isso de maneira alinhada com seus valores e aspirações, claro.
A chave para uma vida abundante reside não apenas na consciência desses aspectos, mas também na disposição para agir em busca de um equilíbrio mais gratificante e enriquecedor.
Uma limpeza energética ajuda muito, é possível promover um equilíbrio energético nos corpos, melhorando a qualidade de vida e prevenindo desconfortos físicos, inquietudes mentais e emocionais, conflitos, acidentes, situações tensas.
+ Veja aqui a importância de limpar sua energia
Entender o estado de Abundância como seu estado de frequência mais elevado, atualiza a visão com foco em uma área para a visão aprimorada e evolutiva da pessoa como Ser, da abundância além do dinheiro, um todo que se combina, completa e expande.
Você sente que precisa aprofundar em questões específicas, que te atrapalham na sua vida pessoal, amorosa, familiar ou profissional? Já sentiu em um ciclo de repetições negativas, com falta de energia e motivação, ou desconexão do estado de Abundância natural. Conte comigo.
Simone Kobayashi - Especialista em Terapia Vibracional, Terapeuta Holística e Vibracional, Mentora e Autora. Co-criadora de técnicas que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ajuda pessoas a expandirem suas consciências e transformarem suas vidas para alcançar plenitude.
Saiba mais sobre mim